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SUBMISSÃO DE ARTIGO

O tema da conferência UD edição de 2024 - Desdobramento das Fronteiras do Design, promove a reflexão sobre os desafios da atualidade através de práticas improváveis de projeto. Em vez de temer o desconhecido, esta edição abre espaço à incerteza e ao acaso, como forças motrizes que guiam processo projetual em Design, que são fortemente mediados por uma dimensão prática. A natureza do incerto é ubíqua e transversal não só à prática do Design, como respetivas fronteiras com outros territórios disciplinares, cuja relevância carece de novas leituras e tem conduzido com sucesso a novas oportunidades de crescimento e relação com o mundo.


A demanda por respostas rápidas e precisas por via tecnológica, adjacente ao pensamento e rigor científico, não concede espaço ao improvável, sendo este muitas vezes visto como um prejuízo na produção de resultados. Porém, o percurso evolutivo que demarca a História da Ciência é caracterizado pela sua não linearidade. Muitas vezes, esta trajetória foi impulsionada por avanços inusitados e até mesmo acidentais, que foram transformando e condicionando a descoberta de novos caminhos de investigação. A incerteza do acaso apresenta-se como uma anarquia à fórmula. A sua introdução em projeto evidencia uma alternativa para o alcance da inovação e prosperidade económica, através de contribuições inesperadas, análogas à matéria em abordagem e/ou transferidas de outros domínios do conhecimento.  

Desdobramento das Fronteiras do Design dá assim destaque às perspetivas únicas e resultados inesperados que emergem de combinações inusitadas, que permitem um entendimento mais profundo e abrangente do Design. Além deste facto, o projetar em zonas de fronteira reflete a abrangência e natureza expansiva desta área do saber, possibilitando o escrutínio e significação da sua própria essência e definição de novas trajetórias.

O UD24 - Desdobramento das Fronteiras do Design é um evento aberto à comunidade científica, académica e profissional, que convida a participação com contribuições onde a ênfase esteja em práticas que exploram os limites das abordagens utilizadas em projeto. Pretende-se assim promover a reflexão sobre a introdução de práticas de projeto incomuns ou menos conhecidas, ou em articulação com outras áreas, expandindo os territórios de atuação do Design. Propõe-se a identificação de um conjunto de processos que dão espaço à exploração, tirando partido das diversas áreas do conhecimento que cruzam a disciplina do Design e respetivo modus operandi. Perspetiva-se que estes contributos proporcionem o enriquecimento da produção científica, cuja aplicabilidade poderá causar um impacto positivo na indústria, no mercado e na sociedade. Neste sentido, é possível submeter artigos e posters originais que explorem um ou vários dos seguintes tópicos de discussão.

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TÓPICOS DE SUBMISSÃO

Serendipidade: a incerteza como prática

Submissão de propostas que explorem como a incerteza pode ser metodologicamente incorporada em Design, incentivando a formulação de novas hipóteses e (possíveis) inovações.

- Pode a tomada de decisão entre práticas do Design, ser informada pela serendipidade?
- De que forma o processo criativo condiciona a validação de projetos (em e para o Design)? E qual a sua legitimidade?
- Como pode o encontro com o acaso, numa perspetiva metodológica, contribuir para a produção de conhecimento em Design?

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Desvelar: lembrar para não esquecer

Submissão de propostas que se debruçam sobre a valorização de conhecimento esquecido e/ou em vias de ficar perdido. Procuram-se contributos que recuperem saberes do passado, revitalizando-os, para a criação de novas realidades na contemporaneidade do Design.

- Que papel tem hoje o Design na revitalização (ou destruição) do património cultural?
- De que modo pode o Design assumir importância na proliferação e herança do conhecimento ancestral, acrescentando valor intelectual?
- De que forma pode a memória contribuir para responder aos desafios futuros?

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Descolonização: investigação em Design para o projeto

Submissão de propostas que abordam a ontologia do Design, explorando os limites da sua abrangência e respetivos domínios disciplinares, assim como as inquietações que comprometem o presente e o futuro da disciplina.

- De que modo devem ser entendidas as fronteiras de responsabilidade ontológicas do Design na economia, sociedade e ecologia?
- De que forma é possível obter validação dos projetos em Design, sendo este um processo geralmente caracterizado pelo seu raciocínio abdutivo?
- Como pode a teoria do Design condicionar a disciplina de projeto?

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Sinergias: o Design como interface

Submissão de propostas que ilustram o potencial das sinergias interdisciplinares no campo do Design, onde o cruzamento com outros domínios das Ciências e Humanidades pode conduzir a abordagens e soluções inovadoras.

- Como pode a mediação pelo Design entre áreas científicas, contribuir para o conhecimento e reflexão da disciplina?
- De que forma pode o Design contribuir para a transferência de conhecimento e de novas práticas, interoperacionais do século XXI?
- Pode o tecido económico, social e cultural beneficiar com a inclusão do Design, nos processos de tomada de decisão e concretização?

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REGISTO

AUTOR

A taxa de participação inclui um artigo sujeito a revisão por pares. Cada autor pode apresentar um máximo de um artigo com autoria principal. Para garantir a inclusão nas atas da conferência, pelo menos um dos autores deve inscrever-se, participar na conferência e apresentar o seu trabalho.
Os membros do ID+ terão direito a uma taxa reduzida.

Taxa: Author 100€ or ID+ members 0€

AUDIÊNCIA
É possível participar na conferência mediante pré-inscrição. A pré-inscrição online garante-lhe o acesso a todos os eventos descritos no programa da conferência: assistir aos oradores principais, às apresentações dos artigos, à pausa para café, e também, ao kit de conferência. Existem duas modalidades de participação: pode selecionar apenas um dia ou ambos.

Taxa: 2 dias = 15 € / 1 dia 10 €

VOLUNTÁRIO
É possível participar na conferência através da pré-inscrição numa equipa de voluntários. Esta é uma oportunidade única para colaborar num grande evento académico como: assistente de coordenação, assistente de comunicação e media, assistente de registo, prestar apoio técnico ou fazer parte da equipa de acolhimento.

PRAZO DE APRESENTAÇÃO


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GUIA DE SUBMISSÃO

A inscrição na conferência deve ser efetuada através do preenchimento do formulário, selecionando a modalidade de participação (MEMBRO ID+ / NÃO MEMBRO ID+).

No espaço de 24 horas será enviado um e-mail de confirmação.

A submissão do artigo deve ser feita em resposta ao e-mail, anexando o documento em formato Word (.doc/.docx), seguindo o modelo enviado. Este deve estar identificado consoante o seguinte exemplo: Title_UD24.doc. O Comité Científico avaliará todos os trabalhos submetidos através de um sistema de revisão anónima por pares.

Após a notificação de aceitação, os autores receberão um e-mail com os dados para proceder ao pagamento da inscrição, que deve ser efetuado através de transferência bancária de acordo com a categoria selecionada, para o seguinte IBAN: PT50 0035 0361 00002885330 45.
Para concluir a inscrição, será necessário enviar o comprovativo de pagamento, em resposta ao e-mail de inscrição ou para o seguinte e-mail: deca-udesignconference@ua.pt.

SUBMISSÃO DE ARTIGO
As propostas apresentadas devem incluir as seguintes informações:

- Título (até 10 palavras) + Subtítulo (até 15 palavras)
- Até 5 palavras-chave + eixo temático selecionado
- Seleção do Eixo Temático
- Resumo (até 200 palavras)
- Artigo, incluindo notas finais (até 2500 palavras)
- Bibliografia segundo o estilo APA 7ª edição
- Até 5 imagens com numeração e legendas (ex. Figura 1: texto até 80 palavras)

As imagens devem ser enviadas juntamente com o documento Word em formato JPEG, com uma resolução de 300 DPI, respeitando as dimensões de 80mm x 70 mm. Cada imagem deve ser identificada de acordo com o número da figura correspondente (ex.: Figura 1.JPEG). A imagem principal, que será utilizada no poster apresentada no evento, deve estar identificada com a palavra "INDEX".

Os trabalhos aceites serão convidados para uma apresentação oral presencial. Esta participação inclui a apresentação de um poster, que será produzido pela equipa da comissão organizadora.

Apenas os trabalhos apresentados durante a conferência serão incluídos no livro de atas, em formato físico com ISBN, disponível em data a anunciar pela Comissão Organizadora após o evento.

As apresentações presenciais da conferência irão decorrer no auditório do CCCI/DECA - Universidade de Aveiro

Os artigos podem ser escritos em inglês ou português.
ó será aceite uma comunicação por autor principal; no entanto, não há limite de submissões em coautoria.

As submissões devem cumprir os requisitos mencionados sob pena de exclusão.

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ORADORES

DESIGNER

Artista, designer, investigador, licenciado pelo Instituto Superior de Design de Havana, professor na École Supérieure d'Art et Design de Saint-Étienne. Ernesto Oroza tem-se interessado por arquitecturas de necessidade, desobediência tecnológica e outros temas que ligam o design e a sociedade em tempos de crise económica e política. Produz e distribui modelos especulativos e investigação através de vários métodos de publicação, exposições, práticas colaborativas, documentários e incursões pouco ortodoxas na arquitetura, design de interiores e design de objectos. Foi galardoado com bolsas da Fundação Guggenheim, da Fundação HARPO e da Bolsa Pernod Ricard da Villa Vassilieff, entre outras. Expôs o seu trabalho na documenta fifteen, Kassel; The Walker Arts Center, Minneapolis; LABoral Centro de Arte y Creación Industrial, Espanha; Museum of Modern Art, Nova Iorque; Montreal Museum of Fine Arts.









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DESIGNER

Fernando Brízio nasceu em Angola, estudou Design em Lisboa, cidade onde vive e trabalha. Tem desenvolvido produtos para a indústria, séries limitadas, exposições, cenários e espaços para empresas e organizações, como Droog Design, Amorim Cork, Experimenta Design, Nike, Adidas, Authentics, Fábrica Bordallo Pinheiro, Il Coccio, Arena Ensemble, O Som e a Fúria, Museu de Serralves, Cristina Guerra Contemporary Art, Galerie Kreo, entre outros. O seu trabalho foi exibido e publicado internacionalmente, e é por vezes desenvolvido de modo independente, diluindo fronteiras disciplinares. Brízio ensina na ESAD.CR desde 1999, onde concebeu e coordenou vários cursos nos territórios do design de produto e de espaços. Foi professor na Faculdade de Belas Artes Lisboa-UL e deu aulas e wokshores em escolas como ECAL — École Cantonale d’Art em Lausanne, HFG — Karlsruhe University of Art Design – unibz Libera Università di Bolzano - FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Tem participado em júris e palestras em Portugal e no estrangeiro. Foi curador de vários projetos e exposições, entre as quais SCool Ibérica, Paradisaea Lux Frágil 20 anos, e Porto Design Bienal 2023 onde foi curador principal. Os seus trabalhos integram a coleção permanente do MUDE — Museu do Design e da Moda de Lisboa, e do IMA — Museu de Arte de Indianápolis, entre outras coleções. Atualmente, para além de continuar a fazer projetos, é investigador no Lida — Laboratory in Design and Arts do Politécnico de Leiria e no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.

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PROGRAMA

DIA 1 - 4 DE JULHO
09:00 registO
09:30 CERIMÓNIA DE ABERTURA
10:00 ORADOR FERNANDO BRÍZIO
11:00 COFFEE BREAK
11:30 TÓPICO DESVELAR
13:00 ALMOÇO
14:30 TÓPICO SERENDIPIDADE
15:30 SESSÃO ONLINE
16:30 COFFEE BREAK
17:00 WORKSHOP
19:00 FIM DO DIA 1
DAY 2 - 5 DE JULHO
09:00 RECEÇÃO
09:30 ORADOR ERNESTO OROZA
10:30 COFFEE BREAK
11:00 TÓPICO SINERGIAS
13:00 ALMOÇO
14:30 TÓPICO DESCOLONIZAÇÃO
15:30 DESIGNOBS TALK
16:30 CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO

COMITÉ CIENTÍFICO
Afonso Borges Universidade de Aveiro, ID+
Alexandra Beleza Moreira Universidade de Aveiro, ID+
Álvaro Sousa Universidade de Aveiro, ID+
Ana Filomena Curralo Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Augustin Frances Universidad Complutense De Madrid
Bruno Giesteira Universidade do Porto, ID+
Carla Paoliello Fac. de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Catarina Moura Universidade da Beira Interior
Cláudia Albino Universidade de Aveiro, ID+
Cláudia Sarmiento La Universidad de Bogotá Jorge Tadeo Lozano
Daniel Raposo Instituto Politécnico de Castelo Branco
Demétrio Matos Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, ID+
Eduardo Noronha Universidade de Aveiro, ID+
Emanuela Bonini Lessing Università Iuav di Venezia
Emília Duarte IADE - Universidade Europeia
Fátima Pombo Universidade de Aveiro, ID+
Fernando Moreira da Silva Fac. de Arquitetura da Universidade de Lisboa
Fernando Poeiras ESAD.CR - Instituto Politécnico de Leiria
Frederico Duarte Fac. de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Gonçalo Gomes Universidade de Aveiro, ID+
Graça Magalhães Universidade de Aveiro, ID+
Heitor Alvelos Universidade do Porto, ID+
Helena Souto IADE - Universidade Europeia
Jade Piaia UNESP, São Paulo
Joana Cunha Universidade do Minho
Joana Quental Universidade de Aveiro, ID+
João Mota Universidade de Aveiro, ID+
João Sampaio Universidade de Aveiro, ID+
João Vilnei Universidade Federal do Ceará
Jorge Brandão Pereira Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, ID+
Jorge dos Reis Fac. de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
José Carneiro Universidade do Porto, ID+
José Vicente ESAD.CR - Instituto Politécnico de Leiria
Julie Pires Universidade Federal do Rio de Janeiro
Júlio Dolbeth Universidade do Porto, ID+
Luís Ferreira Universidade de Aveiro, ID+
Luísa Ribas Universidade de Lisboa, ID+
Marcelo Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
Maria Cecília Loschiavo Universidade de São Paulo
Maria João Felix Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, ID+
Mário Vairinhos Universidade de Aveiro, DIGIMEDIA
Marlene Ribeiro Universidade de Aveiro, ID+
Miguel Terroso Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, ID+
Nina Costa Universidade de Aveiro, ID+
Olinda Martins Universidade de Aveiro, ID+
Paulo Bernardino Universidade de Aveiro, ID+
Paulo Maldonado Fac. de Arquitectura da Universidade de Lisboa / Univ. Évora
Paulo Silva Universidade de Aveiro, ID+
Pedro Carvalho de Almeida Universidade de Aveiro, ID+
Priscila Arantes Universidade Anhembi Morumbi
Priscila Farias Universidade de São Paulo
Raul Cunca Fac. de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Renato Bispo ESAD.CR - Instituto Politécnico de Leiria
Rita Branco Universidade de Aveiro, ID+
Rita Filipe Fac. de Arquitetura da Universidade de Lisboa
Rui Costa Universidade de Aveiro, ID+
Sara Velez Estêvão Universidade da Beira Interior
Sílvia Soares Universidade de Aveiro, ID+
Silvina Félix Universidade de Aveiro, ID+
Soraia Ala Universidade de Aveiro, ID+
Susana Barreto Universidade do Porto, ID+
Suzana Dias Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, ID+
Teresa Franqueira Universidade de Aveiro, ID+
Tiago Navarro Marques Universidade de Évora
Vasco Branco Universidade de Aveiro, ID+
Vítor Quelhas Instituto Politécnico do Porto, ID+
Wellington Júnior Universidade Federal do Ceará

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COMITÉ DE ORGANIZAÇÃO
Francisco Providência University of Aveiro (PT)
Helena Barbosa University of Aveiro (PT)
Joana Quental University of Aveiro (PT)
Emanuel Oliveira PhD student University of Aveiro (PT)
Marco Balsinha PhD student University of Aveiro (PT)
Rute Carreira PhD student University of Aveiro (PT)
Eduardo Vanzeler PhD student University of Aveiro (PT)
Arthur Braga PhD student University of Aveiro (PT)
Vitor Agostinho PhD student University of Aveiro (PT)
Nuno Viola PhD student University of Aveiro (PT)

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ONDE

Situada na zona oeste da costa portuguesa, pertencente à região centro, Aveiro é a cidade capital do seu distrito homónimo. Aveiro destaca-se por desempenhar um papel importante em termos urbanísticos, portuários, ferroviários, académicos e turísticos.

A urbe desenvolveu-se na periferia da Ria de Aveiro - um recuo do mar que consiste num dos acidentes geográficos de maior relevância da costa Portuguesa - que se desdobra em quatro canais que percorrem as ruas da cidade, conferindo-lhe uma paisagem pitoresca, onde predomina a biodiversidade. Estes cordões marítimos são navegados por pequenas e icónicas embarcações coloridas, que atribuem à cidade de Aveiro uma marca ao nível da identidade e do patrimônio histórico e cultural.

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A arquitetura é proeminentemente demarcada pelo revestimento de edifícios a azulejos policromáticos que circundam as praças históricas. Esta é uma consequência da influência dos desenvolvimentos tecnológicos da indústria cerâmica, que remonta já uma longa tradição, com início no período romano tardio.

A progressão académica da cidade também propiciou o seu desenvolvimento económico, destacando-se a contribuição da Universidade de Aveiro. Com base na transferência de conhecimento e na resposta às exigências contemporâneas é assegurado assim um caminho rumo a um futuro sustentável.

Universidade de Aveiro é uma fundação pública, dotada de um regime jurídico privado, cuja missão assenta na promoção e desenvolvimento de programas educacionais de graduação e pós-graduação, e na investigação em estreita colaboração com a sociedade. Seu desígnio principal reside na criação, partilha e aplicação do conhecimento, através do ensino, da investigação e da cooperação com o meio envolvente, com vista a alavancar uma transformação significativa para os indivíduos e para a sociedade.

COMO

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CENTRO DE AVEIRO> DeCA - UA
1,5 km - 21 min a pé

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Estação de comboio Aveiro (TAXI)> UA
3,3 km - 10min. min de carro

Imagem 3

Estação de comboio Aveiro > UA
3,3 km - 10min. min de carro
2,4 km - 33 min a pé

Imagem 4

Aeroporto do Porto> UA
89 km 57 min de carro

ORGANIZADORES

ID + U. Aveiro U. Aveiro

PARCERIAS

Ramalhos Identidade Digital Horta da Maria viarco

PATROCINADORES / PARCEIROS DE MEDIA

ID + Design Magazine Design Magazine Cumulus Association

Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/04057/2020 com o identificador DOI https://doi.org/10.54499/UIDB/04057/2020.

CONTACTS

deca-udesignconference@ua.pt

UNIVERSIDADE DE AVEIRO
DeCA (departamento de comunicação e arte)

Campus Universitário de Santiago,
Universidade de Aveiro,
3810-193 Aveiro

GPS: 40.628741, -8.655634

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